O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados
Após Prisão De Danilo Cavalcante Nos EUA, Familiares De Brasileira Morta Se Dizem Aliviados: ‘Tínhamos Muito Medo’
Sílvia Brandão contou sobre sentimento da família com a prisão do autor do assassinato contra a maranhense Débora Evangelista. Após a…
Itália pode endurecer regras para cidadania e ameaça direito de mais de 30 milhões de brasileiros
Passaporte italiano começou a ser utilizado como instrumento devido aos benefícios e gera incômodo na União Europeia; senador conservador quer…
Eduardo Bolsonaro: Parlamentar comemora vitória de Milei na Argentina: ‘Livres do socialismo’
Deputado federal se manifestou após eleições primárias e disse que resultado é o ‘caminho da liberdade’; argentino recebeu apoio do…