O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados

Casa Branca quer limitar poder do FBI após erros na coleta de informações
A Casa Branca recomendou, nesta segunda-feira, 31, eliminar o poder do FBI de realizar buscas de segurança não nacional após verificar o uso indevido…

Candidata a deputada do Equador é atacada um dia após morte de presidenciável
O carro de uma candidata ao cargo de deputada na Assembleia Nacional do Equador foi atacado na noite desta quinta-feira, 10. O veículo de Estefany…

Assembleia Geral das Nações Unidas focará debates em soluções contra fome e mudanças climáticas
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que começa nesta terça-feira, 19, terá como foco a busca por soluções contra fome e mudanças…