O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados
Brasil deixa Estados Unidos de fora da Cúpula da Amazônia mesmo após doação bilionária
Os Estados Unidos, que em abril anunciaram uma doação bilionária para o Fundo Amazônia – o presidente Joe Biden destinou US$ 500 milhões…
A onda de violência na França após polícia matar adolescente
“Nada justifica a morte de um jovem (…). É inexplicável, imperdoável.” Com estas palavras, o presidente da França, Emmanuel Macron,…
Dobradinha de calor: mundo bate recorde e 4 de julho é o dia mais quente da história
Temperatura chegou a 17,18ºC; marca anterior tinha sido registrada na segunda-feira, 3 Pelo segundo dia consecutivo, o mundo registrou recorde…