O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados
Colisão entre avião, carro e moto deixa ao menos 10 mortos na Malásia
Ao menos dez pessoas morreram nesta quinta-feira, 17, depois que um avião com oito pessoas a bordo caiu em uma estrada,…
Preços de produtos e serviços na Venezuela têm aumento de 158,3% em 2023
Os preços dos produtos e serviços na Venezuela registraram aumento de 158,3% entre os meses de janeiro e setembro de 2023. A…
Prigozhin desaparecido e Armagedom ‘descansando’: onde estão os comandantes que se rebelaram contra Moscou?
Mortes e sumiços misteriosos tomam conta da Rússia após motim; general e líder paramilitar não são vistos em público há…