O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados
Putin: Presidente afirma que entrega de bombas de fragmentação à Ucrânia é crime
Apesar de críticas de determinados países, os Estados Unidos anunciaram há dez dias o envio das armas para os ucranianos.…
Suprema Corte Do México Anuncia Descriminalização Do Aborto Em Todo O País
A Suprema Corte de Justiça do México determinou nesta quarta-feira, 6, descriminalizar o aborto, segundo mensagem difundida na rede social X (antigo Twitter). A…
Príncipe Harry alfineta William em depoimento contra tabloides e critica visão do irmão sobre paranoias da princesa Diana
O príncipe Harry voltou a depôr na Justiça contra tabloides britânicos nesta quarta-feira, 7, e deixou uma alfinetada para o…