Enquanto isso, cresce a preferência por Donald Trump entre republicanos
Sessenta e oito por cento dos eleitores norte-americanos temem que Joe Biden não tenha saúde mental nem física para ser presidente dos Estados Unidos (EUA). O dado consta em pesquisa realizada pela emissora NBC News. O resultado foi divulgado no domingo 25.
Além dos 68% que temem que Biden não tenha mais capacidade mental nem física para continuar na Presidência dos Estados Unidos, 55% acrescentaram ter “grandes” preocupações em relação à saúde do atual presidente.
Enquanto isso, 55% dizem ter preocupações com a saúde mental e física de Donald Trump, antecessor de Biden no comando da Casa Branca — e 44% têm grandes preocupações. Joe Biden fará 81 anos em novembro, já Trump fez 77 anos neste mês.
“Temos um presidente que é idoso e não trabalha muito em nada”, disse, sobre Biden, o ex-assessor de Ronald Regan, Morton Blackwell. A declaração dele, que é presidente do Leadership Institute e representante do Comitê Nacional Republicano da Virgínia, foi dada em entrevista à Revista Oeste. Ainda segundo Blackwell, Biden tem reuniões “geralmente, entre meio-dia e 16 horas”.
Apesar das crescentes preocupações com sua idade e saúde, Biden disse que irá concorrer à reeleição em 2024. Segundo os médicos que o atendem, ele não bebe, não fuma e se exercita cinco vezes por semana. Eles alegam que o atual presidente está saudável e apto para liderar os Estados Unidos.
Pesquisa avalia saúde mental de Biden e apresenta preferências do eleitorado republicano
A pesquisa também revelou que a preferência pelo ex-presidente Donald Trump cresceu ainda mais sobre o segundo nome do partido, Ron DeSantis, governador da Flórida — isso depois das acusações e batalhas que o antecessor de Biden enfrenta na mídia e no Poder Judiciário. Mike Pence, vice-presidente durante o governo Trump, vem logo atrás de DeSantis na preferência republicana.
Dos eleitores das primárias republicanas, 51% escolheram Trump como sua primeira opção na corrida pela indicação presidencial do Partido Republicano para 2024, seguidos por 22% que escolhem DeSantis e 7% que escolhem o ex-vice-presidente Mike Pence.
Seis de cada dez republicanos acreditam que as acusações contra Trump têm motivação política. Apesar disso, metade dos eleitores republicanos das primárias disse que poderiam considerar outro líder além de Trump para concorrer à Presidência dos EUA.
Leia também: “‘A liberdade nunca é de graça’”, entrevista com Morton Blackwell publicada na Edição 170 da Revista Oeste