O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados

Cruz gigante é exibida no prédio do Grupo Wagner, em São Petersburgo
Uma enorme cruz se formou no prédio do Grupo Wagner, em São Petersburgo, na Rússia, na noite desta quarta-feira, 23, horas após…

Estados Unidos e China abrem caminho para melhorar relações, mas Taiwan ainda é entrave
Durou sete horas e meia a reunião entre Antony Blinken, secretário de Estado americano, e o ministro das Relações Exteriores…

Francis Ford Coppola, diretor de ‘O Poderoso Chefão’, estreia ‘Megalopolis’ no Festival de Cannes
cineasta Francis Ford Coppola estreou nesta quinta-feira (16) seu novo filme, “Megalopolis”, no Festival de Cannes, onde disputa a Palma de Ouro. Com…