O Palácio do Planalto informou por meio de comunicado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um telefonema neste sábado, 9, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O chefe do Executivo transmitiu a “crescente preocupação dos países da América do Sul sobre questão do Essequibo”. Lula também enfatizou, de acordo com a nota, os termos da declaração referente à pauta, cuja aprovação ocorreu na Cúpula do Mercosul e foi assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. O presidente recordou “a longa tradição de diálogo na América Latina” e ressaltou “que somos uma região de paz”. Lula solicitou, ainda, que o assunto seja tratado com o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, em conjunto com as duas partes. O petista reiterou que “o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”, pois, de acordo com ele, “é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação”.
Relacionados
Embaixada da Suécia é incendiada no Iraque após autorizar queima do Alcorão
Protesto em Bagdá foi organizado por seguidores do influente líder religioso Moqtada al Sadr; quase 20 manifestantes foram detidos após…
Situação da usina nuclear de Zaporizhia é grave, diz diretor de agência de energia atômica ligada à ONU
Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou que a situação da usina nuclear de Zaporizhia é…
Turquia não vai ratificar adesão da Suécia à Otan antes de outubro
Presidente Recep Tayyip Erdogan informou que o Parlamento entrará em recesso de verão e quando voltarem as propostas legislativas serão…