Ribeiro Neto: Vereador quer criar política Vini Jr de combate ao racismo em estádios da capital

Ribeiro Neto: Vereador quer criar política Vini Jr de combate ao racismo em estádios da capital

PL prevê encerramento total da partida em andamento em caso de conduta racista praticada conjuntamente por grupo de pessoas.

Está em tramitação nas comissões de justiça, assistência social, desporto e lazer da Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 151/23, do vereador Ribeiro Neto (Cidadania), que pretende instituir a política Municipal “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas da capital maranhense. O projeto foi lido em plenário na sessão ordinária do dia 4 de julho.

Ribeiro Neto explicou que o objetivo é transformar os estádios e arenas em espaços acolhedores para toda a comunidade esportiva (torcedores, jogadores, árbitros e jornalistas), onde o respeito esteja sempre presente.

Entre as ações previstas na política municipal de combate ao racismo nos estádios está a divulgação e a realização de campanhas educativas nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais, preferencialmente veiculadas por meios de grande alcance, tais como telões, alto-falantes, murais, telas, panfletos e outdoors.

Outra medida presente na proposição é o encerramento total da partida em andamento em caso de conduta racista praticada conjuntamente por grupo de pessoas, sem prejuízo das sanções previstas no regulamento da competição e da legislação desportiva.

“Recentemente, o racismo escancarado sofrido em forma de perseguição pelo cidadão fluminense Vinícius Júnior, em partidas de futebol realizadas na Espanha, o tornou símbolo de resistência e reforçou a necessidade da criação de uma política de incentivo ao respeito, bem como a criação de um protocolo de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas”, finalizou o vereador Ribeiro Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *