Júnior Cascaria propõe projeto que institui semana de conscientização sobre a síndrome do pânico

A semana de conscientização, planejada para ocorrer anualmente durante a segunda semana do mês de outubro, deverá ser oficialmente integrada ao calendário do Maranhão.

O deputado estadual Júnior Cascaria (Podemos) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão um projeto de lei que busca estabelecer a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção da Síndrome do Pânico.

A semana de conscientização, planejada para ocorrer anualmente durante a segunda semana do mês de outubro, deverá ser oficialmente integrada ao calendário do Maranhão. Segundo os termos do projeto, será organizada anualmente em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as atividades planejadas deverão incluir ciclos de palestras, sessões de diálogo, dinâmicas de grupo e painéis informativos.

Além disso, a iniciativa visa divulgar locais de orientação e tratamento para os pacientes, além de promover campanhas publicitárias por meio de diversos canais de comunicação. A meta principal é incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento adequado da síndrome do pânico, enquanto se combate o estigma associado a esse transtorno. Tudo isso se dá dentro do contexto da rede de saúde estadual.

O deputado Júnior Cascaria sublinhou a relevância desse projeto, destacando como o medo muitas vezes impede as pessoas de procurar ajuda profissional quando necessário.

Ele observa que as doenças mentais, em particular, têm sido consideradas um desafio marcante deste século, com destaque para a síndrome do pânico, cuja prevalência se intensificou no cenário pós-pandemia de Covid-19.

“O conhecimento é uma ferramenta de empoderamento e o objetivo deste projeto é fornecer informações abrangentes sobre essa enfermidade mental para o maior número possível de maranhenses. Isso permitirá uma melhor compreensão da doença e, consequentemente, facilitará novos diagnósticos e tratamentos eficazes para aqueles que sofrem desse transtorno.

Estou confiante na sensibilidade dos meus colegas parlamentares para que possamos dar continuidade a este projeto”, afirmou o deputado Júnior Cascaria. A próxima etapa envolve a submissão do projeto de lei para votação no plenário da Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com