Polícia Civil: Polícia deflagra grande operação em sucatas de São Luís

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio do Departamento de Defesa dos Serviços Delegados da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) realizou operação policial da Grande Ilha visando reprimir o crime de receptação de metais praticado em vendas de sucatas.

Coordenada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, a Operação Off Line contou com mais de 100 policiais, além de 12 peritos, e envolveu as Superintendências de Polícia Civil da capital e do interior, além da superintendência de Narcóticos e Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Ate a última contabilização, por volta de 16h, o material apreendido totalizava aproximadamente 20 toneladas em estruturas metálicas, cabos de cobre de energia e telefonia, telhas metálicas, canos de ferro e até trilhos de trem.

Conforme o titular da Seic, Augusto Bastos, os materiais chegavam às sucatas após o furto de cabos de cobre que eram arrancados de postes, torres e dutos subterrâneos destinados à energia ou telefonia, causando prejuízos à população com a interrupção de serviços essenciais.

“Além de constituir crime, o furto de cabos acarreta a interrupção do fornecimento de energia elétrica e de sinal de internet e telefone, prejudicando usuários distintos desde residências até hospitais, laboratórios e escolas, chegando inclusive a interromper o funcionamento de serviços essenciais, como os telefones 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança [Ciops] e o 181, do Disk Denúncia”, informou o delegado.

As sucatas alvo da operação também receptavam estruturas maiores e mais pesadas, retiradas de áreas remotas utilizadas por empresas de construção civil.

Todos os responsáveis pelos estabelecimentos que foram alvos de buscas e apreensões onde foram encontrados materiais furtados serão indiciados em inquérito pelo crime de receptação.

Fonte: Blog Gilberto Léda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com