A contagem regressiva para a abertura oficial do 1º Maranhão Open de Snooker Six Red (8º Campeonato Norte-Nordeste de Sinuca) começou nesta semana, com o início da montagem da arena oficial de jogos e o desembarque dos campeões nacionais e internacionais em São Luís (MA). A competição ocorrerá de quinta-feira, 17, a domingo, 20, na arena e no Salão de Sinuca João Bosco da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís), em São Luís do Maranhão. O público terá entrada gratuita.
Entre os campeões estaduais, nacionais e internacionais que competirão no evento estão Igor Figueiredo (SP), Zico (RJ), Jota (SP), Rafinha (PR), Ítaro (PE), Bebeto (GO), Emerson (RN), Celinho (CE), Junqueira (BA), Fabiano (RJ), Carioca (SP), Adriano (PR), Sorveteiro (PE), Bozzinha (BA), Wesley (MG), Sakamoto (SP), Sobradinho (DF), Davi Duailibe (MA), Lúcio (PE), Adilson (GO), Goiano (RS) Jairzinho (RJ), Jesus (CE), Beto (MA), Jânio Gonçalves (MA), China (BA), Vidal (MG), Panga (CE) e Felipe(PI).
Com patrocínio oficial do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Maranhão (Sedel) e Grupo Mateus, via Lei Estadual de Incentivo aos Esportes, o evento é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís), com apoio do Jornal Pequeno, Champs Mall, Mar Doce, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Portal O Informante, Sebrae, AM Arte Móveis e Golden Shopping Calhau.
Participação feminina – A única jogadora atleta que competirá será Cíntia Silva, de Buenópolis, Minas Gerais. Moradora de Lagoa Santa, no mesmo Estado, ela e o marido, César Tristão, competirão pela primeira vez em um evento nacional da sinuca no Maranhão. Atualmente ocupando a sétima colocação no ranking nacional, conquistado no Campeonato Brasileiro de 2023, realizado no Clube Morumbi, em São Paulo, a atleta veio ao Maranhão para aprimorar o seu jogo por meio do intercâmbio profissional.
“Cada campeonato é um aprendizado. Observando os outros atletas, aprendemos muito sobre jogadas, estratégias de jogos, força, precisão e novas técnicas. Como não tenho muito tempo ultimamente para treinar, aproveito essa oportunidade para aprender mais”, disse Cíntia Silva. “A sinuca é um esporte muito bom. Estamos sempre aprendendo. Hoje, fico muito feliz em ver que, em outros estados, a exemplo de São Paulo, as mulheres estão jogando sinuca e jogando muito bem”, concluiu a jogadora.