Orleans Brandão: Secretário participa de seleção de estudantes para 1 mil vagas de estágio em 54 municípios

Orleans Brandão: Secretário participa de seleção de estudantes para 1 mil vagas de estágio em 54 municípios

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou nesta quarta-feira (21) da seleção de 1 mil estudantes de 54 municípios maranhenses para vagas de estágio em órgãos públicos por meio do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social.

A iniciativa do Governo do Maranhão é voltada para a geração direta de oportunidades a jovens de 17 a 25 anos.

“O governador Carlos Brandão tem reforçado o seu compromisso de uma gestão municipalista levando ações, como essa do Trabalho Jovem, para todas as regiões do estado. O programa é uma iniciativa transformadora para os jovens e suas famílias e amplia as oportunidades que o governo já oferta para a nossa juventude de obter conhecimento, experiência no mercado de trabalho e, sobretudo, iniciar um caminho profissional promissor”, afirmou Orleans Brandão, secretário Extraordinário de Assuntos Municipalistas.

A distribuição das mil vagas levou em conta as cidades que integram o Programa Mais IDH; as cidades atendidas pelos decretos nº 38.177/23 e 38.191/23, que declararam situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas; e nas demais, foi aplicada a regra da proporcionalidade.

Já a seleção dos estudantes ocorreu por meio de sorteio transmitido ao vivo nas redes sociais do Governo do Maranhão.

Para concorrer a uma das vagas, o estudante precisava ter de 17 a 25 anos e estar regularmente matriculado em ensinos médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou educação especial.

No ano passado, o programa ofertou 5 mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens oriundos da rede estadual. Este ano, nesta etapa, foram sorteados 1 mil vagas para órgãos públicos e posteriormente serão ofertadas mais 1.500 destinadas para empresas privadas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Indústria e Comércio e tem parceria com as secretarias de Assuntos Municipalistas e da Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com