Maranhão: Brandão investe na segurança com reforço da frota de veículos e prédios adequados ao trabalho policial

O governador Carlos Brandão entregou, na tarde de sexta-feira (14), a nova sede da Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Timon, além de viaturas para as Polícias Civil e Militar do município. Durante a manhã, o governador entregou novas viaturas para a Polícia Militar de Açailândia; e na tarde de quinta-feira (13) as entregas, de carro e motos, contemplaram o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Imperatriz.

A agenda de inaugurações e entregas em municípios no interior do estado reforça o trabalho de combate à criminalidade desenvolvido pelo Sistema de Segurança Pública. Durante a inauguração da Delegacia da Mulher de Timon, o governador destacou a importância dos investimentos, que têm garantido maior segurança para a população em todo o Maranhão.

“Temos investido muito na segurança e o resultado temos visto com a redução dos índices de violência. As entregas de hoje são importantes para a região e vão contribuir ainda mais com o trabalho que a polícia tem realizado. Nosso governo tem compromisso com a segurança e vamos continuar investindo em equipamentos, capacitação e contratações”, afirmou o governador.

A nova sede da Delegacia Especial de Timon – que estava funcionando provisoriamente na Central de Flagrantes – ocupa agora uma ampla área com mais de 300 metros quadrados.  A obra foi realizada em conjunto pelas Secretarias de Estado de Governo (Segov) e Segurança Pública (SSP), o que possibilitou a reestruturação física completa do imóvel, incluindo a sua completa climatização, proporcionando mais conforto para servidores e para a população que precisa de atendimento.

“Segurança Pública é item essencial para a qualidade de vida da população, e o governador Carlos Brandão tem esse olhar sensível para a área, realizando muitos investimentos, como na reestruturação dos equipamentos da segurança, ampliação da frota de viaturas para patrulhamento policial, qualificação do efetivo policial, implantação de novos batalhões, e outras ações. A entrega da nova sede da Delegacia Especial da Mulher e de viaturas para as forças policiais da região é uma demonstração desse compromisso”, pontuou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, também comentou sobre a importância dos investimentos realizados na cidade de Timon e que beneficiará toda a região.

“Estou feliz em participar da entrega da nova Delegacia da Mulher de Timon junto com a entrega da viatura policial. Prédio moderno, projetado para atender as necessidade da região no que diz respeito à prevenção e combate a crimes contra mulheres. São equipamentos que vão proporcionar melhor qualidade para o trabalho da Polícia Civil e também ofertar um melhor serviço à população do município e região”, frisou o delegado-geral.

Também presente nas entregas de Timon, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ivaldo de Jesus Soares Barbosa, destacou o trabalho integrado das forças de segurança. “Mais uma demonstração do compromisso do governador Carlos Brandão com a Segurança Pública. Com essas entregas, vamos reforçar o trabalho integrado das Polícia Civil e Militar em Timon e região para que possamos seguir atuando firme na prevenção e combate ao crime”, declarou.

Plano de reestruturação de delegacias

A entrega da Delegacia Especial da Mulher de Timon faz parte do plano de expansão, reestruturação e modernização dos equipamentos de Segurança Pública. A medida anunciada pelo governador Carlos Brandão fortalece a atuação das polícias do Maranhão no combate e prevenção à criminalidade em todo o estado, proporcionando segurança à população.

Inicialmente serão 40 delegacias. Além da inauguração da DEM de Timon, já estão em andamento as obras das delegacias das cidades de Guimarães, Buriti, São José de Ribamar, Bacabeira, Viana e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de São Luís.

Do ano passado até agora já foram reformadas e entregues as delegacias de Paulo Ramos, Cedral, Vitória do Mearim, Bequimão, São Mateus, Balsas, Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Caxias e a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

Redução da criminalidade

A Segurança Pública é uma prioridade do governador Carlos Brandão, que tem investido sistematicamente na área. Somente nesta semana foram entregues 61 viaturas policiais e 40 motocicletas, que vão reforçar o trabalho policial em diversas cidades. Também foram entregues 300 armas para a Polícia Civil.

No bojo desses investimentos estão nomeações de novos servidores, entre os quais estão delegados, investigadores e escrivães; e a entrega de coletes e outros dispositivos de segurança, proporcionando melhores condições de trabalhos para a força policial do estado.

Os investimentos em segurança se refletem na queda gradativa dos índices de criminalidade na Grande Ilha e no Maranhão como um todo. O estado teve este ano os menores índices de mortes violentas da década. Na Grande Ilha houve a redução de 28,5% de mortes violentas no primeiro semestre deste ano.

Os meses de abril, maio e junho deste ano também apresentam importante redução de mortes violentas, 6% no comparativo com o ano passado. Outro dado importante é a queda de feminicídios, com redução de 44% no primeiro semestre deste ano comparando com 2022.

Além do governador Carlos Brandão, as entregas ocorridas na cidade de Timon contaram com a presença do secretário de Segurança Pública, Maurício Martins; do delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva; e do subcomandante da Polícia Militar, coronel Ivaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com