“Foi um pedido nosso”, comemora Carlos Lula em evento do Pacto pela Retomada de Obras do FNDE

“Foi um pedido nosso”, comemora Carlos Lula em evento do Pacto pela Retomada de Obras do FNDE

No Maranhão, serão retomadas 609 obras, sendo 152 escolas de educação infantil, 223 de ensino fundamental e 234 quadras e coberturas.

Nesta segunda-feira (19), o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em São Luís, onde fez o Lançamento do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica Financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Maranhão. A agenda é fruto de uma articulação feita pelo deputado estadual Carlos Lula (PSB), ainda no mês de março.
A visita ao ministro resultou na garantia de uma Medida Provisória para aporte de novos investimentos e retomada dessas obras. Semanas após o encontro, a MP 1.174/2023 foi publicada pelo Governo Federal.

“Desde o início do mandato, assumimos essa bandeira como prioridade, de tentar entregar ao Maranhão, o maior número possível de obras concluídas. Fomos a Brasília, fizemos um requerimento ao ministro e ele nos disse que iria sair uma medida provisória e ela saiu. Agora, ele veio ao Maranhão e eu fico muito feliz com isso, pois foi um pedido nosso”, relembrou Carlos Lula.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, para garantir a conclusão das obras paralisadas ou inacabadas foi necessário o reajuste no repasse feito pelo Governo Federal, sendo necessário primeiramente a publicação da Medida Provisória.

“Estamos reajustando os valores dessas obras. O Maranhão é o estado que possui o maior número de obras paralisadas ou inacabadas. São essas ações e parcerias que estamos realizando junto com o Governo do Estado e com as prefeituras com um único objetivo, somarmos esforços em um grande regime de colaboração federativa para melhorar e garantir oportunidade de educação para as crianças e jovens do estado do Maranhão”, destacou o ministro.

Divulgação

Carlos Lula com o prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria, que agradeceu a atenção do deputado à questão

Carlos Lula com o prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria, que agradeceu a atenção do deputado à questão

Investimento

Segundo o governador Carlos Brandão (PSB), são quase R$ 600 milhões em investimentos para concluir as obras no estado. “Esse é o maior projeto de retomada de obras da educação da história do Maranhão. São obras importantes que vão fortalecer a pré-infância e o ensino fundamental. Temos certeza que essa meta será cumprida, por isso, quero convocar todos os prefeitos para esse grande desafio”, conclamou.

Com o Pacto Nacional de Retomada das Obras do FNDE, serão retomadas 609 obras no Maranhão, destas, 152 escolas de educação infantil, 223 escolas de ensino fundamental e 234 quadras e coberturas, beneficiando 160 municípios.

Barreirinhas será um dos beneficiados com o pacto. Atualmente, o município conta com mais de 10 obras financiadas pelo FNDE paralisadas, entre escolas, creches e quadras poliesportivas.

“A retomada dessas obras é um grande avanço na conclusão de serviço essenciais na nossa comunidade. Eu estive com o deputado Carlos Lula em Brasília, lá no FNDE, onde estivemos no Ministério da Educação, cobrando essa iniciativa do Governo Federal”, afirmou o prefeito Dr Amílcar Rocha (PCdoB).

Divulgação

Carlos Lula com o prefeito de Barreirinhas, Dr Amílcar, que relembrou agenda com o deputado Carlos Lula no MEC

Carlos Lula com o prefeito de Barreirinhas, Dr Amílcar, que relembrou agenda com o deputado Carlos Lula no MEC

Já a cidade de Governador Nunes Freire poderá retomar pelo menos 10 obras, entre quadras poliesportivas, escolas e creches. “Já são mais de 15 anos esperando a retomada dessas obras em Governador Nunes Freire, que é uma cidade que é polo educacional, por isso temos necessidade desses equipamentos. E com a ajuda do nosso deputado Carlos Lula, estamos aqui hoje recebendo essa excelente notícia”, comemorou o prefeito Josimar da Serraria (PSB).

Em Paço do Lumiar, serão pelo menos uma cobertura, três quadras poliesportivas e três creches, cujas obras serão retomadas. “Para nós, que temos um déficit de creches, escolas e quadras poliesportivas esse momento é muito importante. Nossos deputados federais e estaduais também tiveram um papel muito importante, em especial o deputado Carlos Lula, que abraçou a causa que tem dado a sua contribuição nesse processo”, ressaltou a prefeita Paula Azevedo (PCdoB).

Para Carlos Lula, o lançamento do Pacto é a política exercendo o dever de garantir o direito às crianças maranhenses de acesso à educação. “O que queremos ver agora concretizado é a conclusão dessas escolas, creches e salas de aula, pois o que a população quer é isso, ter os seus direitos garantidos. Vamos continuar cobrando para que os prefeitos e o próprio estado, que também tem obras nesse meio, consiga concluir essas obras e entregar o direito à educação às pessoas que é o que elas precisam”, reforçou o deputado estadual.

Divulgação

Carlos Lula com a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, que reconheceu a atuação do parlamentar

Carlos Lula com a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, que reconheceu a atuação do parlamentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com