Famem, Governo do Estado e Sebrae lançam o Programa Cidade Empreendedora

Fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios, por meio da execução de políticas públicas e ações para impulsionar os pequenos negócios, além de promover a geração de emprego e renda nas localidades. Este é foco principal do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), lançado nesta terça-feira (20), durante solenidade realizada no Centro de Convenções, em São Luís.

O Cidade Empreendedora é um desdobramento do Termo de Cooperação assinado em março deste ano, no 1º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, promovido pela Famem , no qual a Federação comprometeu-se, dentre outros pontos, a apoiar na sensibilização e mobilização dos municípios, promovendo a divulgação de boas práticas e experiências bem-sucedidas das administrações municipais, garantindo assim, a unificação entre os interesses dos municípios, empreendedores locais e o bem-estar da população maranhense.

O governador Carlos Brandão destacou a participação dos 70 municípios beneficiados e o empenho da Famem nesse processo. “Esse programa vai trazer dias melhores para a população do nosso estado, uma importante parceria com a Famem e o Sebrae, que vai habilitar e capacitar dezenas de municípios, além de transformar a realidade local com ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.” afirmou o governador.

Durante a cerimônia, o prefeito de Loreto, Germano Coelho, que representou a Federação e o presidente Ivo Rezende, ressaltou a força do movimento municipalista no Maranhão.

“É com muita alegria que estou aqui, fazendo parte desse importante programa. Estamos assistindo um novo momento, ao qual a Famem vem desempenhando um trabalho histórico e tornando o movimento municipalista cada vez mais atuante. A Federação, com as suas ações, vem buscando cada vez mais aproximação com os governos Federal e Estadual, executando diversos projetos, mas a luta em defesa dos municípios não para e, por isso, continuaremos trabalhando para fortalecer ainda mais essa pauta”, disse o prefeito.

De modo geral, o Cidade Empreendedora integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, com ações planejadas e executadas a partir dos interesses e vocação dos municípios, que vão desde a simplificação e redução do tempo de abertura das empresas, como a ampliação da participação dos pequenos negócios nas compras públicas, inserção da cultura empreendedora nas escolas, e, principalmente, a valorização dos produtores e empreendedores locais.

A Famem também participou da assinatura do decreto que instituiu o Programa Pré-Universitário com os municípios, que tem o intuito de contribuir com a formação continuada dos servidores públicos estaduais e municipais para o ingresso na educação superior, bem como promover a igualdade de oportunidade, ampliar os indicadores de acesso ao ensino superior no Maranhão e preparar os estudante para o ENEM e vestibulares.

O evento contou também com a participação do diretor-geral da Famem, Miltinho Aragão, do presidente do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, representantes do governo, deputados estaduais, bem como os prefeitos e prefeitas contemplados pelo programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com