Economistas projetam corte de apenas 0,25 pp na taxa de juros nesta quarta-feira

Comitê de Política Monetária deve iniciar ciclo de queda na Selic nesta quarta-feira, 2; especialistas consultados pela Jovem Pan News analisaram a atuação do Banco Central

Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) define, nesta quarta-feira, 2, como fica a taxa básica de juros (Selic), que se mantém em 13,75% desde agosto de 2022, maior patamar registrado desde 2017. A insistência do Banco Central (BC) em não reduzir os juros tem sido alvo de críticas de setores produtivos e de membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao longo de todo o ano. A expectativa é de que, a partir desta quarta, comece um ciclo de quedas na taxa básica de juros do país. No entanto, ainda não se sabe ao certo o tamanho do corte inicial promovido pelo Copom, que deve ser entre 0,25 ponto percentual (pp) e 0,5 pp. Desde o fim de 2022, já foram realizadas sete reuniões do Copom em que a Selic foi mantida. Para parte dos especialistas, o cenário econômico de queda da inflação aponta para a possibilidade de um corte mais agressivo.

O economista e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Gilberto Braga afirmou que as condições estão dadas para a redução da Selic a partir desta quarta e que diferentes fatores podem influenciar no tamanho do corte. “A maioria dos economistas, analisando o comportamento do Banco Central nas decisões anteriores, aposta que a queda é de 0,25 pp (…) Por outro lado, há muita pressão política e indicadores econômicos favoráveis para que se tenha uma redução mais agressiva, de o,50 pp.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com