O crescimento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 1, foi comemorado por integrantes do governo federal. Com o resultado, o Brasil registrou 3,7% de crescimento no primeiro semestre e de 3,4% com relação ao primeiro semestre do ano passado. Os dados são vistos como surpreendentes, uma vez que o mercado projetava 1,2% de crescimento para o primeiro trimestre e o resultado foi de 1,8%. Já no segundo trimestre, a previsão era de 0,3% e a economia cresceu o triplo, 0,9%. A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), comentou sobre o assunto nas redes sociais e afirmou que a economia brasileira vai crescer 3% em 2023, mesmo que os próximos trimestres apresentem crescimento nulo. Outros ministros e parlamentares da base governista também comentaram o resultado positivo, como o chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta (PT), o deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP), o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), entre outros.
Relacionados
No Senado, prefeitos apoiam reforma tributária e cobram maior poder sobre arrecadação
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) demonstrou apoio à reforma tributária durante uma audiência pública no Senado Federal nesta quinta-feira, 28. No plenário da…
Agro pagará conta da reforma tributária
Alta de 300% em impostos de máquinas e taxação de exportação preocupam À medida que passam os dias, mais estudos…
Gleisi Hoffmann reclama do ritmo de cortes na taxa de juros mesmo com redução de dois pontos percentuais em um ano
Após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central promover uma nova redução na taxa básica de juros, a deputada federal Gleisi Hoffmann se…