Prefeitura de Bequimão realizou na ultima sexta-feira (10) seminário municipal de cultura

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na última sexta-feira (10), a edição 2023 do Seminário Municipal de Cultura. O evento este ano teve a missão de instruir fazedores de cultura do município a se habilitarem para obter o acesso a recursos da Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo), que proporciona maior investimento da história brasileira em cultura: 3,8 bilhões de reais em todo o país.

O encontro foi realizado no Salão Paroquial, na Praça da Matriz, ao lado da Prefeitura Municipal e reuniu fazedores de cultura, promotores de evento e donos de radiolas, além das autoridades municipais constituídas.

A especialista em gestão pública, Alda Aragão realizou a abertura do ciclo de palestras da programação, seguida pelo produtor cultural e consultor em economia criativa, André Lobão, que realizou uma explanação em torno do Sistema Municipal de Cultura e os desafios para gestão e promoção de políticas culturais.

Já o especialista em Gestão de Arranjos Produtivos Locais e secretário municipal de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins, levou para o debate a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que tem fortalecido o seguimento.

“Vamos aproveitar este momento da Leia Paulo Gustavo e trabalhar e executar os recursos repassados pelo governo federal, para esse dinheiro chegue até a ponta, beneficiando fazedores de cultura e os profissionais que trabalham com audiovisual em nosso município”, destacou Rodrigo Martins.

Já o prefeito João Martins, destacou a importância do evento para os fazedores de cultura de Bequimão-MA. “Precisamos atentar para esses fazedores de cultura, quais são as oportunidades de políticas públicas para esse seguimentos que estão sendo colocados, para que essa valorização da cultura popular possa acontecer e que possa representar uma agregação de valores à cultura que se produz e a transformação social dessas pessoas que estão à frente desse trabalho!, descreveu João Martins.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. A legislação homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, falecido em maio de 2021, vítima da Covid-19.

Estiveram presentes o prefeito João Martins, o secretário de Cultura Rodrigo Martins, o representante do Movimento Quilombola, Claudemir Reis, o coordenador do escritório do Munistério da Cultura no Maranhão, Paulo Sabá, o vice-prefeito Magal, o comandante do 45º BPM de Bequimão, coronel Cláudio Roberto, o secretário de Administração, Sidney Bouéres, o presidente da Câmara de Vereadores de Bequimão, Professor Ivaldo, a secretária de Saúde, Ramone Araújo e o secretário de Cidadania e Participação Popular, Edmilson Pinheiro.

A programação contou ainda, com um Coffe Break e apreseentações culturais locais, como Forró de Caixa de Zé de Custódia (Areal) e Quilombo Rio Grande, o Tambor de Crioula de Santa Rita e todo o bailado e encanto da Companhia Marizés.

    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com