Morre em Brasília o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence

Morreu, na madrugada deste domingo, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, aos 85 anos. O magistrado estava internado havia cerca de uma semana no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, e sofreu falência múltipla dos órgãos.

Nascido em Sabará, em Minas Gerais, em 21 de novembro de 1937, Pertence foi nomeado ministro do STF em maio de 1989, indicado pelo então presidente José Sarney (MDB). Ele permaneceu na Corte até agosto de 2007, quando pediu sua aposentadoria. Antes, foi procurador-geral da República, de março de 1985 até o ingresso no Supremo.

Pertence tinha problemas pulmonares por ter fumado durante toda a vida, inclusive cachimbo, hábito que ele abandonou com o nascimento da neta, em março de 2010.

O corpo do ministro aposentado será velado no Salão Branco do STF a partir das 10h desta segunda-feira. O magistrado era tido com uma unanimidade nos meios jurídico e político do Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do Supremo e outras autoridades lamentaram neste domingo a morte do jurista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com