Dez paratletas da Associação Paradesportiva do Maranhão (ASPAMABCR) embarcaram neste domingo (17) para São Paulo (SP), onde disputarão o acesso à primeira divisão no Campeonato Brasileiro de Basquetebol em Cadeira de Rodas. Com o apoio do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Governo (Segov), a equipe maranhense garantiu a participação nas quadras do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
A competição acontecerá até o dia 22 deste mês e reunirá 12 equipes de atletas cadeirantes que foram classificados para disputar o torneio. “O basquete em cadeira de rodas é o carro-chefe da nossa associação. Desde o mês de maio, nós já estávamos trabalhando nosso projeto pela lei de incentivo e havíamos conseguido seis das 10 passagens para nossa equipe. Foi um período bem corrido, mas no fim tudo deu certo, com o apoio do Governo do Estado”, relatou André Bianco, atleta da equipe.
A competição tem caráter de fomento ao esporte, por essa razão, parte das passagens foi custeada pela Segov. “O Governo do Estado sempre apoia projetos de incentivo ao esporte e valorização dos nossos paratletas. Por determinação do governador Carlos Brandão, a Segov trabalhou para que esse time de maranhenses participasse de um campeonato tão importante para eles e também para o nosso estado. Torcemos para que logrem um ótimo desempenho nessa competição”, destacou o secretário da Segov, Márcio Machado.
“O apoio da Segov veio em uma hora oportuna, não teríamos o número de atleta suficiente para participar da competição. Então, somos muito gratos por esse apoio”, apontou Bianco.
O primeiro jogo da equipe maranhense ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), com o placar de 57 a 50 sobre a equipe da Cenapa. A grande final da competição, que definirá o campeão está marcada para sexta-feira, 22 de setembro, às 10h.