Em meio ao debate sobre os rumos da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) nas eleições de São Luís – se vai com Duarte Júnior (PSB), ou se filia o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior -, o deputado estadual Zé Inácio, atualmente um dos principais dirigentes do PT no Maranhão, avalia que o pleito de 2024 será um importante teste para todas as federações.
Segundo ele, a eleição para presidente e a eleições para governador foram mais tranquilas de se resolver, porque havia menos candidaturas.
“Agora, só no Maranhão, cada federação terá de tomar decisões, em conjunto, em 217 municípios. Será o principal teste”, declarou.
O parlamentar avalia que, por conta disso muitas decisões devem ser tomadas em âmbito nacional. “É o caminho natural, para evitar rachas nas bases”, comentou.
Sobre o destino da Federação Brasil da Esperança em São Luís, Zé Inácio mantém-se cético em relação às movimentações de Duarte e Edivaldo. O deputado vê maior movimentação dos pré-candidatos em direção às três siglas, e menos articulações internas.
“Ninguém vai decidir nada agora. Isso vai ser discutido só lá em abril [de 2024]”, completou.