Com apoio da Prefeitura, projeto leva tecnologia e resgata cultura nas escolas quilombolas de Bequimão

Com apoio da Prefeitura, projeto leva tecnologia e resgata cultura nas escolas quilombolas de Bequimão

Gestão Zé Martins amplia acesso à tecnologia e valoriza educação em comunidades quilombolas de Bequimão

A gestão do prefeito Zé Martins segue mostrando compromisso com a educação, inclusão e desenvolvimento social de Bequimão. Na última quinta-feira (15), o município foi palco da primeira formação presencial do projeto “Territórios Conectados”, uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Instituto Casa da Árvore, com apoio da Prefeitura de Bequimão. O evento aconteceu no Salão Paroquial e marcou a ampliação das ações do projeto para mais escolas da zona rural, em especial comunidades quilombolas.

Lançado em 2023, ainda na gestão do ex-prefeito João Martins, o projeto ganhou força e continuidade com o prefeito Zé Martins, que ampliou de cinco para nove escolas participantes. Essa ampliação reforça o compromisso da atual administração com a valorização da cultura local e a promoção da inclusão digital em áreas historicamente negligenciadas.

Na atual etapa, foram incluídas as escolas Unidade Integrada Paricatíua, Unidade Escolar Miguel Lemos Martins (anexo Rio Grande), Unidade Integrada Quindíua e Unidade Integrada Centrinho do Santana (anexo Juraraitá). Agora, são nove unidades escolares quilombolas beneficiadas com equipamentos tecnológicos, internet e suporte pedagógico — ações fundamentais para garantir uma educação mais moderna, conectada e inclusiva.

Desde a adesão ao projeto, o município já foi contemplado com 33 tablets, um notebook e acessórios como capas anti-impacto e mouses, além de recursos para projetos pedagógicos. As escolas integradas também receberam pontos de internet e incentivo financeiro para fortalecer práticas de ensino com o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sinara Almeida, enfatizou que a iniciativa fortalece a educação ao mesmo tempo em que valoriza as raízes e a identidade das comunidades. A representante do UNICEF, Lissandra Leite, também destacou os bons resultados do projeto em Bequimão, elogiando o envolvimento dos professores e alunos no uso da tecnologia para resgatar saberes e histórias locais.

O depoimento da aluna Ana Paula, da Unidade Integrada Centrinho de Santana, reforça esse impacto positivo: “Aprender sobre a nossa comunidade e a história de onde vivemos é muito importante, e a tecnologia nos ajuda a mostrar isso para outras pessoas”, disse.

Com ações como essa, a gestão Zé Martins demonstra, na prática, que é possível governar com sensibilidade, responsabilidade e foco nas necessidades reais das pessoas. A educação quilombola, digital e inclusiva é uma realidade crescente em Bequimão — e isso é resultado de uma gestão que enxerga o futuro com seriedade e compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *