Autor da proposição, deputado Zé Inácio disse que celebrar as três décadas do movimento é reconhecer todo o esforço de pessoas e entidades que se dedicaram à cauda e à defesa da vida.
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (22), Sessão Solene alusiva aos 30 anos do movimento ‘Ação da Cidadania’. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Zé Inácio (PT). O ato, realizado no Plenário Nagib Haickel, foi conduzido pelo deputado Francisco Nagib (PSB) e contou com a participação de representantes do movimento no Maranhão e autoridades.
De acordo com o deputado Zé Inácio, autor da proposição, celebrar os 30 anos da ação é reconhecer todo um esforço de pessoas e entidades que sempre se colocaram de maneira voluntária a defender a vida.
“Há exatos 30 anos, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criou o maior movimento social de combate à fome do Brasil. Até hoje, a Ação da Cidadania se empenha em livrar o Brasil da miséria. Betinho mobilizou toda a sociedade para enfrentar um problema urgente: a fome. A campanha e o lema jamais foram esquecidos: ‘Quem tem fome, tem pressa’. E levar comida a quem não tinha era o grande objetivo da ação”, lembrou o parlamentar.
Presente ao evento, a secretária de Políticas para as Comunidades e ex-deputada estadual, Helena Duailibe, destacou a importância da iniciativa. “A Ação da Cidadania trabalha para estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais voltadas ao combate à fome. Uma homenagem justa e digna a todos os envolvidos”, afirmou.
A coordenadora-geral do ‘Ação da Cidadania’ no Maranhão, Shirley Bruzaca, considerou justa a homenagem aos voluntários do movimento. “São três décadas de luta contra a fome, a miséria e a insegurança alimentar no nosso estado. Os homenageados são a base de sustentação do movimento, por isso é mais que justa essa homenagem”, declarou.
Homenageados
Durante o ato solene, foi mostrado um vídeo do documentarista Daniel Carvalho de Souza, filho do sociólogo Betinho, criador da ONG Ação da Cidadania, agradecendo a homenagem ao pai.
A jornalista Jane Lobo recebeu homenagem póstuma ao esposo, Marcos Nogueira, também jornalista e grande colaborador do movimento no Maranhão. “É emocionante está aqui representando o meu marido. Ele que tanto se dedicou à causa e lutou contra a fome no estado”, disse.
Emocionada, a voluntária Nazaré Pinto, agradeceu a homenagem e disse que está há anos combatendo a fome no Maranhão. “A fome é um problema social e econômico, portanto, passível de ser resolvido pela atuação do estado junto com os cidadãos. Por isso, eu continuo na luta, pois quem tem fome, tem pressa”, concluiu.
Dney Justino e JR Lisboa
Também estiveram presentes à cerimônia o deputado Florêncio Neto (PSB), o conselheiro do TCE/MA, Washington Luiz de Oliveira; a conselheira estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Concita da Pindoba, além de representantes de órgãos e entidades ligadas ao Movimento Ação Cidadania.