Alô, Paulistas. O Nordeste é a nova SP?

Na segunda metade do século XX, cerca de cinco milhões de pessoas chegaram a São Paulo, muitas delas oriundas do Nordeste, segundo dados do IBGE. Entretanto, um movimento em sentido contrário está ganhando força, a migração agora é para o Nordeste: paulistanos e pessoas de outros estados e países estão escolhendo  essa região do país em busca de mais qualidade de vida e investimentos.

Os Estados mais escolhidos são aqueles do “Nordeste do Nordeste” como dizia Gilberto Freyre, quando se referia a ponta da região, onde hoje se destaca a Paraíba.

A Paraíba é um dos locais que tem sido palco de grandes transformações, com finanças equilibradas e apoio do poder público. O Estado e a Cidade de João Pessoa, têm ambientes propícios para o investimento privado. Com a maior taxa de crescimento do comércio varejista no Brasil em 2022, o volume de vendas do varejo na Paraíba cresceu em 13,9% diante da modesta alta em todo o País, que totalizou apenas 1%, segundo dados do IBGE. João Pessoa também é considerada a capital do empreendedorismo, acumulando um PIB de R$20 bilhões, o que representa um terço do PIB estadual.

Apenas em 2022, o setor de franquias faturou mais de R$210 bilhões no Brasil e cresceu acima de 14%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nesse contexto, o Nordeste tem sido uma das regiões mais procuradas pelas marcas que buscam ampliar seus negócios.  Em João Pessoa, o  Parahyba Mall, por exemplo, o primeiro Strip Mall da região, já tem 80% dos espaços em negociação, sendo que muito com empreendedores paulistanos ou franquias de São Paulo. “Os paulistas adoravam design e inovação”, disse Rafaella Barros, responsável pelo marketing do empreendimento, e “amam a atmosfera de João Pessoa, uma espécie de Miami com custo em reais”, complementou. Há quem diga que a soma de qualidade de vida ao crescimento e potencial de investimento da região, estão tornando a Paraíba a “nova São Paulo”, só que “sem garoa e com muita segurança”, já que a criminalidade ainda é baixa.

O levantamento ‘Mais 50’ aponta, ainda, que o melhor local para se viver no Brasil é a capital João Pessoa. O bairro do Bessa foi apontado como um dos melhores do País para se morar e, consequentemente, investir. A proximidade da melhor praia, o “caribessa”, a localização e a variedade de comércios integram os motivos para o merecido pódio.

Ainda não existem estatísticas, mas os dados de evolução e investimentos locais chancelam o que a maioria dos nordestinos têm vivenciado: a nova onda de migrantes e imigrantes em nossas terras. E saibam que são muito bem-vindos.

Estado riquíssimo em cultura, berço de Pedro Américo, José Lins do Rego, Flávio Tavares, Epitácio Pessoa, Ariano Suassuna, Zé Ramalho, Augusto dos Anjos e tanto outros e  em história, a antiga capital Parahyba nasceu em 1585 no rio, e é terceira do Brasil em idade, além de ser considerada a mais verde.

No romantismo de Genival Macedo, “Meu sublime Torrão”: “Num recanto bonito do Brasil sorri a minha terra amada, onde o azul do céu é mais cor de anil. Onde o sol tão quente, parece mais sutil.  Pode ser chamada a namorada do meu Brasil… ou na potência do Mestre Luiz Gonzaga, “Paraíba masculina, muié macho, sim sinhô”, no famoso baião ‘Paraíba’, que se refere ao estado que deu o primeiro passo para a revolução de 1930, a Paraíba se destaca.

E seguimos assim, com leveza, mas prontos para a nova revolução e inovação, inclusive nos negócios.

Fórum CNN

Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com