Na noite desta quarta-feira (18), os bequimãoenses vivenciaram um momento histórico. Em cerimônia conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Zé Martins (MDB) foi oficialmente diplomado, pela terceira vez, prefeito do município de Bequimão, para o mandato 2025-2028. Ele celebrou “a consolidação da voz da democracia”, marcando mais um capítulo de sua trajetória política construída com dedicação, resiliência e apoio popular. Também foi diplomado o vice-prefeito Ivaldo Oliveira, atual presidente da Câmara Municipal.
Zé Martins, em seu discurso, reforçou o papel do povo como protagonista da democracia e agradeceu a confiança depositada em sua liderança. “Ao refletir sobre o slogan do TRE deste ano, ‘Voz da Democracia’, percebo o significado desta diplomação. Estamos aqui consolidando a voz daquele que é o principal agente democrático: o povo. A escolha de 8.152 pessoas nos trouxe até este momento, confiando a mim e ao Professor Ivaldo a missão de conduzir o município pelos próximos quatro anos”, declarou o prefeito diplomado.
Em 2024, a campanha eleitoral trouxe à tona, mais uma vez, a força do grupo político liderado por Zé Martins. Enfrentando adversidades, com disputas judiciais que se estenderam até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele saiu vitorioso em todas as instâncias, validando sua eleição com ampla vantagem nas urnas.
O prefeito diplomado reafirmou, ainda, seu compromisso com a população de Bequimão. “Eu e minha equipe já estamos trabalhando intensamente no planejamento dos primeiros 100 dias de gestão. No dia 1º de janeiro, durante a posse, anunciaremos as primeiras medidas que vão nos ajudar a seguir em frente e a construir uma gestão exitosa”, revelou.
Reconhecimento e homenagens
Zé Martins também homenageou o atual prefeito, João Martins, destacando a gestão exemplar que se encerra. “João Martins trabalhou incansavelmente pelo bem do nosso município, algo que todos nós pudemos testemunhar. Ele encerra seu ciclo de cabeça erguida, honrando nosso grupo e deixando um legado de trabalho e dedicação”, afirmou.
O novo prefeito de Bequimão também agradeceu, emocionado, por todo o apoio de sua esposa Vânia Ribeiro Martins, futura primeira-dama, e de seu filho Antônio Martins Filho. Também renovou os agradecimentos aos seus eleitores. “Quero dirigir meu sincero agradecimento ao povo de Bequimão pela confiança e lealdade demonstradas ao nosso grupo. Vencemos mais umavez com amplo apoio popular. É uma vitória nossa!”, frisou Zé Martins.
Vereadores diplomados
Na solenidade, foram diplomados os vereadores e as vereadoras eleitos em Bequimão: Erivelton dos Santos Pereira Belo (PL), o mais votado, com 855 votos; Werbth Rodrigues Boais (MDB), com 684 votos; e Pedro Alexandre Costa (PSDB), com 627 votos. A lista inclui ainda Antônio Carlos Bouéres Lopes (PV), com 603 votos; Valber de Jesus Barbosa (MDB), com 601 votos; e Jannyslea Correa Matos (MDB), com 543 votos. Completam a relação Edilson dos Santos Nogueira Pereira (PV), com 475 votos; Janderson Gonçalves Gusmão (Solidariedade), com 466 votos; Tonilson Ferreira Pereira (PSDB), com 422 votos; Alan Fábio Pereira (PMB), com 382 votos; e Lígia Raquel Vieira Paixão (PSB), com 377 votos.
Os suplentes de vereadores e vereadoras de Bequimão foram oficialmente diplomados, destacando-se a representatividade de diversos partidos. Entre os diplomados estão Clademir Reis Pereira (PSDB), 2º suplente, com 315 votos; Gilson Boaes Lopes (PSB), 1º suplente, com 317 votos; e Lucivaldo Pires (PL), 1º suplente, com 331 votos. Também foram diplomados Fabio Costa Silva e o Coletivo Quilombola (PT), 2º suplente, com 375 votos; Francisco Raimundo F. dos Santos (PT), 1º suplente, com 382 votos; e Raimundo Nonato Barbosa Viegas (Solidariedade), 1º suplente, com 413 votos. A lista inclui ainda Edson Ferreira Cunha (PSDB), 1º suplente, com 419 votos; Antônio dos Santos Martins Neto (MDB), 2º suplente, com 437 votos; e Diógenes França Rodrigues (MDB), 1º suplente, com expressivos 507 votos.
A solenidade aconteceu no Salão Paroquial, presidida pela juíza Eleitoral da 111ª Zona de Bequimão, Flor de Lys Ferreira Amaral. Participaram o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira (Magal) e o comandante do 45º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, Tenente Coronel Clodoaldo Gonçalves Silva.